Cadeira de Rodas ideal, como escolher?

A escolha da Cadeira de Rodas ideal é muito importante por se tratar de um equipamento fundamental na vida das pessoas com mobilidade reduzida. Para que ela seja usada da melhor forma possível, é importante que seja escolhida corretamente.

Então, vamos explicar quais os principais tipos das cadeiras de rodas e para quem elas são indicadas:

Cadeiras de Rodas Manuais Dobráveis: são indicadas em grande parte para usuários passivos e idosos. Se destacam pela facilidade de transportar.

Cadeiras de Rodas Manuais Monobloco: são indicadas para usuários ativos e que possuem facilidade na propulsão da cadeira. Costumam ser cadeiras mais leves e mais resistentes.

Cadeiras de Rodas Infantis: são indicadas para crianças e adolescentes, possuem um tamanho reduzido e tem uma capacidade menor de peso.

Cadeiras de Rodas Posturais: por possuírem acessórios de contenção, são indicadas para pessoas que não tem controle parcial ou total do tronco.

Cadeiras de Rodas Motorizadas: são indicadas para pessoas que buscam maior autonomia e facilidade de locomoção.

– Cadeiras de Rodas de Praia: são indicadas para pessoas que desejam ter acesso a praia por possuírem rodas que evitam o atolamento e são construídas em alumínio.

Como escolher a Cadeira de Rodas ideal?

Escolher a Cadeira de Rodas ideal pode ser um processo desafiador por 2 principais motivos: O primeiro é o alto custo, pois adquirir uma cadeira de rodas demanda um investimento que poder estar entre R$ 500,00 e R$ 15.000,00. Já o segundo principal motivo é a relevância da cadeira de rodas na qualidade de vida e conforto do usuário.

Portanto, a Hospitel separou 4 pontos essenciais que você deve se atentar antes de comprar uma Cadeira de Rodas.

1- Qual é o grau de limitação do usuário? Qual é a condição física: possui força nos membros superiores para impulsionar a cadeira de rodas? Tem o controle e sensibilidade das mãos para manusear o joystick da cadeira?

2- Medidas e dimensões da cadeira de rodas. Escolher uma cadeira de rodas menor ou maior que o tamanho do usuário pode ocasionar lesões, prejudicar a saúde e impossibilitar o funcionamento do equipamento.

3- Ambiente de utilização da cadeira de rodas. Identificar os ambiente em que a Cadeira de Rodas será utilizada diariamente vai garantir a escolha correta dos pneus, da estrutura e dos acessórios de amortecimento. Então, verifique em quais cenários a cadeira de rodas irá ter contato.

4- Transporte e armazenamento da cadeira de rodas. Atualmente existem cadeiras de rodas mais leves e que possuem mecanismos que facilitam o transporte e o armazenamento, outras visam a durabilidade e resistência e não são tão práticas de se manusear. Portanto, é imprescindível pensar na necessidade de transporte e armazenamento que ocorrerá rotineiramente, pois isto facilitará significativamente a vida do usuário.

Cadeira de rodas ideal para o paciente certo!

Devo comprar ou alugar a minha cadeira de rodas?

As Cadeiras de Rodas podem ser compradas ou locadas, e você sabe qual a melhor opção para você?

Essa decisão pode ser complicada e por isso a Hospitel preparou algumas dicas para te orientar nessa importante decisão:

Você tem tempo/paciência de realizar as manutenções periódicas e cuidar da Cadeira de Rodas?

Para as pessoas que buscam uma vida mais ágil, sem necessidade de se incomodar com manutenções e reparos, a locação pode ser uma excelente saída.

Quando você aluga um equipamento na Hospitel, toda a manutenção, trocas e reparos ficam por nossa conta!

Você está em dúvida sobre qual modelo escolher?

As cadeiras de rodas podem ser encontradas em diversos tipos e modelos, e é natural estar em dúvida entre uma cadeira e outra.

Nesses casos, sugerimos realizar a locação por um período curto de tempo (15 dias), assim você pode fazer uma avaliação da Cadeira de Rodas na prática.

Por quanto tempo a Cadeira de Rodas será necessária?

Para necessidades de uso permanente ou de longo prazo (acima de 12 meses), a venda poderá ser a melhor opção, desde que você tenha certeza do modelo que vai querer.

Já para necessidades de médio prazo (6 a 12 meses) é importante avaliar o modelo de Cadeira de Rodas e verificar se é economicamente viável fazer a aquisição ou não.

No curto prazo (até 5 meses), a locação com certeza será a melhor e mais econômica opção para você.

Ficou com alguma dúvida em nosso Blog? Fale com um de nossos consultores!